sexta-feira, 17 de junho de 2011

Educação em baixa - RJ : SITUAÇÃO CRÍTICA EM MATEMÁTICA ( O GLOBO)


Exame da rede estadual mostra situação crítica em matemática no ensino médio

Publicada em 13/06/2011 às 17h19m
Ruben Berta
RIO - Os resultados das primeiras provas bimestrais de avaliação realizadas na rede estadual mostram um panorama crítico no 1º. ano do ensino médio. De acordo com os dados divulgados no início da tarde desta segunda-feira pela Secretaria de Educação, nada menos do que 71% dos alunos desta faixa tiveram um desempenho baixo nas provas de matemática, ou seja, conseguiram acertar no máximo um terço das questões propostas. Numa escala de zero a dez, esses alunos não teriam passado de 3,3. Por outro lado, apenas 1% conseguiu atingir um mínimo equivalente a 6,7, o melhor recorte da escala feita pelo estado. Os 27% restantes ficaram na faixa intermediária, de zero a dez, entre 3,4 e 6,6.
A comparação dos dados do 9o ano do ensino fundamental com os do 1o do ensino médio evidencia o problema dessa transição. No 9º.  ano, apenas 31% dos estudantes tiveram o pior desempenho. Na faixa intermediária, foram 67%; entre os melhores, apenas 2%. De acordo com a Secretaria de Educação, metade dos alunos que chegam do fundamental para estudar o ensino médio na rede estadual são da própria rede. O restante vem dos municípios.
- Estamos chamando os municípios para traçar estratégias conjuntas, principalmente na padronização de um currículo mínimo que já estamos implementando na rede estadual. Até agora, conseguimos nos reunir com representantes de 65 das 92 cidades do Rio - afirmou o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia.
Apesar de a situação parecer melhorar ao longo do ensino médio em matemática, a própria Secretaria de Educação admite que não é bem assim. Se no 1º.  ano, são 71% dos alunos com baixo desempenho; no 2o, são 66%; e no 3o, são 52%. O motivo para a melhoria é explicado basicamente pela reprovação: os estudantes mais fracos ficam retidos, deixam a escola ou vão parar nas salas de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA), conhecida antigamente como supletivo.
Também no 1º.  ano do ensino médio, a situação é melhor em português: 25% dos alunos tiveram nota abaixo de 3,3; 67% ficaram entre 3,4 e 6,6; e somente 8% conseguiram ficar acima de 6,7.
Os dados divulgados nesta segunda-feira são os primeiros do exame conhecido como Saerjinho, que faz parte do diagnóstico da rede que vem sendo feito pela Secretaria de Educação. No início do ano, foi divulgado pelo órgão um plano de metas para cada unidade. Os profissionais das escolas que cumprirem os objetivos terão direito à gratificação.

Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/06/13/exame-da-rede-estadual-mostra-situacao-critica-em-matematica-no-ensino-medio-924671994.asp

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