sexta-feira, 17 de junho de 2011

EDUCAÇÃO INTEGRAL/Apucarana debate proposta pedagógica do ensino de 9 anos

Quinta,16/06/11 •09h28 • Autor: Assessoria de Imprensa


A finalidade do programa é discutir teoria e metodologia do ensino de nove anos, envolvendo coordenadores e gestores das instituições municipais

A Autarquia Municipal de Educação (AME) promove nesta sexta-feira (17/06), a partir das 8 horas no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, o primeiro encontro presencial do Programa “Reorganização da Proposta Pedagógica Curricular”.

A finalidade do programa é discutir teoria e metodologia do ensino de nove anos, envolvendo coordenadores e gestores das instituições municipais. A dinâmica prevê estudos presenciais e à distância, orientados pela equipe do Núcleo Regional de Educação (NRE), coordenadoras das séries iniciais. “Com isso, objetiva-se oportunizar aos profissionais que atuam nessa modalidade de ensino, compreensão do papel da escola como agente transformador da realidade em nossa sociedade”, afirma professor Cláudio Silva, diretor-presidente da AME. Neste sentido, complementa, “o curso pretende contribuir com elementos teóricos e sugestões práticas para auxiliar os profissionais na gestão de situações que envolvem conflitos de causas sociais e pedagógicas”.

Segundo a professora Solange Husczes, coordenadoria do Ciclo de Alfabetização do Departamento de Ensino Fundamental da AME, nesse encontro o trabalho se desenvolverá por reflexões teórico-metodológicas sobre os elementos essenciais para a construção da Proposta Pedagógica Curricular por meio de seminário em grupos pequenos e ao final uma plenária com todos os participantes.

“Destaca-se que a rede municipal de Apucarana implantou o ensino de 9 anos em 2008 e tem trabalhado nesse período na análise, reflexão e transformação da sua práxis pedagógica tendo como referência os estudos e orientações disponibilizadas pelo Ministério da Educação, incluindo também a participação nas avaliações nacionais, como é o caso da Provinha Brasil, aplicada no 2º ano”, destaca Huczes.

De acordo com ela, o processo que se inicia vem complementar esses estudos e, permite a rede municipal avaliar com maior precisão as orientações pedagógicas dos anos iniciais da rede pública estadual e, emitir parecer sobre as mudanças ou permanências em seu currículo.

Fonte: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/9931-apucarana+debate+proposta+pedagogica+do+ensino+de+9+anos/

Acesse a mais recente crônica do  Prof. Cláudio Silva  “Tá faltando tempero, Zé!"! clicando: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/08/ta-faltando-tempero-ze.html.

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