quinta-feira, 30 de junho de 2011

EDUCAÇÃO ESPECIAL APUCARANA - Seminário defende escola transformadora e inclusiva

  • Quinta,30/06/11 •09h25 •Autor: Assessoria de Imprensa

Sob o tema “Caminhos e Olhares pelo Universo da Educação Inclusiva: Perspectivas e Possibilidades”, o seminário envolve palestras, colóquios, mesas redondas e debates
 
Com a presença de cerca de 500 educadores e gestores de 87 municípios do Paraná e de outros Estados, a Autarquia Municipal de Educação (AME), de Apucarana, promove nesta semana, no Cine Teatro Fênix, o 3º Seminário de Educação Especial e Inclusão. Organizado, dirigido e supervisionado pelo Departamento Municipal de Educação Especial e Inclusão, com a co-participação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), a capacitação faz parte da política que busca edificar o ambiente escolar em local transformador e inclusivo, onde todos possam desenvolver suas habilidades e competências, valorizando as diversidades.

Sob o tema “Caminhos e Olhares pelo Universo da Educação Inclusiva: Perspectivas e Possibilidades”, o seminário envolve palestras, colóquios, mesas redondas e debates diversos sobre a temática. O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) realizou a abertura dos trabalhos, na noite de quarta-feira. “A Educação Especial passa por transformações importantes, por isso encontros como estes são fundamentais para que todos os envolvidos possam refletir e sistematizar novas práticas. Apucarana é uma cidade que respira Educação e é sempre uma satisfação receber educadores de outros municípios para, juntos, edificarmos novos rumos”, salientou.

Entre as principais metas do seminário de Apucarana está a de disseminar a política de Educação Inclusiva nos Sistemas de Ensino de forma a orientar as práticas pedagógicas dos gestores e educadores. Para os participantes com surdez, foi disponibilizado intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “A expectativa em relação ao número de participantes superou a previsão da comissão organizadora. Foram 480 inscritos e uma lista de espera de 120 pessoas”, destacou professor Cláudio Silva, diretor-presidente da AME.

Segundo a Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva, professora Maria Aparecida Oliveira da Silva, a política inclusiva que se tem imprimido na rede municipal e, paralelamente o reconhecimento da importância e necessidade de formação docente, são pontos que se destacam no plano pedagógico em Apucarana. “E esse evento vem proporcionar a disseminação dessa política também nos municípios que aqui se fazem presentes, contribuindo para consolidarmos uma Educação Inclusiva e emancipatória, requisitos indispensáveis para a sociedade justa e igualitária que buscamos”, destacou.

Os tema que marcaram o evento foram os seguintes: “Caminhos e Olhares pelo Universo da Educação Inclusiva: perspectivas e possibilidades”, com a professora Me. Walquiria Onete Gomes; “A implantação de Salas de Recursos Multifuncionais na Rede de Ensino”, ministrada pela professora Elite Cristina Berti Zamproni; “Avaliação Psicoeducacional no contexto escolar”, com professora Elza Podugursk; “Avaliação e os procedimentos didático-pedagógicos para aprendizagem do aluno com seqüela de Paralisia Cerebral”, pela professora Marisa Feitosa, todas integrantes do DEEIN/SEED, e a professora Me. Devanir Lourdes Martins, de Jandaia do Sul, que ministrou a palestra final: “As interfaces da Educação dos alunos cegos e surdos no ensino regular”.

mais imagens


(CRONICAS  DO  PROF.  CLÁUDIO  PODERAO  SER ACESSADAS CLICANDO  OS  LINKS  AO  LADO)

Fonte: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/10024-seminario+em+apucarana+defende+escola+transformadora+e+inclusiva/#3

Nenhum comentário: