- Terça, 28/06/11 17h50 • Autor: Assessoria de Imprensa
Logo cedo, os futuros especialistas em educação integral foram recepcionados no salão nobre da prefeitura pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB
Sob a liderança do diretor de Políticas de Graduação, professor Élsio José Corá, um grupo de cerca de 50 pedagogos que cursam pós-graduação em Educação Integral pelo campi Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), esteve em Apucarana nesta terça-feira (28/06) para verificar “in loco” como a Prefeitura de Apucarana coordena as atividades do programa de ensino – implantado em 2001 - que elevou o município à referência nacional no setor.
Logo cedo, os futuros especialistas em educação integral foram recepcionados no salão nobre da prefeitura pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e pelo diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professor Cláudio Silva. Ao longo do dia, visitaram escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIS). “Participei da implantação da educação integral em Apucarana desde o início. Primeiro como vereador e depois como secretário da Fazenda. E passados dez anos, agora como prefeito, posso afirmar com certeza de que além do pacto com a sociedade, o nosso sistema é sucesso devido o pacto estabelecido com os educadores. De nada adianta termos estrutura, se não houver comprometimento dos professores e de todos os profissionais que fazem a educação”, disse João Carlos.
Ele destacou que para que Apucarana chegasse ao patamar de referência nacional, muitas dificuldades tiveram que ser enfrentadas. “Hoje, contudo, todas as escolas possuem estrutura, refeitórios, salas de aula suficientes para o contraturno, quadras poliesportivas cobertas, profissionais capacitados, e a sociedade já assimilou a importância da educação integral. Não há mais como retrosceder. Aqui a Educação é tratada como política pública, ou seja, tem sua sequência garantida independentemente do gestor que esteja no comando”, afirmou o prefeito.
Após a recepção, professor Cláudio Silva promoveu uma palestra sobre o programa em Apucarana, destacando os resultados obtidos pelo município em avaliações do Ministério da Educação (MEC) como a Provinha Brasil e IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Na Educação hoje não pode existir segredos, portas fechadas. Com visitas como estas vamos formando uma grande rede de troca de informações. Ficaremos muito feliz se conseguirem implantar em seus municípios algo que viram por aqui”, assinalou Silva.
Nas atividades de campo, a programação elaborada pela Autarquia Municipal de Educação (AME) levou os visitantes para uma passagem na Escola da Gestante, Escola Municipal Presidente Médici, Centro Municipal Infantil (CMEI) Sonhos de Criança, Escola Municipal Dr. Edson Giacomini, Parque Ecorreligioso da Redenção e, no final do dia, retornaram à prefeitura para um balanço pedagógico da visita.
“Por onde tenho ido tenho escutado dizer que Apucarana é referência na educação integral, por isso sentimos a necessidade de conhecer de perto o que é feito aqui, um modelo que está dando certo. Apucarana é sem dúvidas uma cidade que tem muito a contribuir para todo o Brasil. Foi um dia de conhecimento, partilha. Por todos os locais que passamos pudemos ver equipes muito sintonizadas nos objetivos, em todos ficou bem claro que falam a mesma língua”, assinalou professor Élsio José Corá, da UFFS.
Ele salientou que entre os pós-graduandos estão gestores e professores que já atuam junto ao setor de Educação da prefeituras dos municípios de origem. “A UFFS tem campi nos três estados do Sul, certamente a partir desta visita os alunos vão levar muito conhecimento de Apucarana que possam ser aplicados em suas cidades”, disse Corá.
Durante a visita, a comitiva foi acompanhada pelas professoras Zuliane Volante e Daisy Prates, da AME.
Detalhes
A UFFS é uma instituição de ensino superior pública e popular. Criada pela lei no 12.029, de 15 de setembro de 2009, a UFFS abrange os 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Desde sua criação, a UFFS tem cinco campi – Chapecó (SC) – sede da instituição -, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS).
Com 33 cursos em 42 turmas ingressantes anualmente, a universidade prevê ter 10 mil alunos nos primeiros cinco anos. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva - e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Pós em Educação Integral - Totalmente gratuito, o curso tem por objetivos:
a) complementar a formação de gestores e professores da educação básica aliando conhecimentos teóricos com o cotidiano da realidade social;
b) desencadear iniciativas de diálogo e compartilhamento de experiências regionais, nacionais e internacionais sobre educação de tempo integral;
c) sensibilizar os gestores e professores para promover o reconhecimento da necessidade de integração da escola às diferentes manifestações culturais expressas no cotidiano das comunidades;
d) instrumentalizar os currículos e os métodos de trabalho buscando a adequação das práticas ensino-aprendizagem às concepções de educação de tempo integral;
e) construir metodologias e procedimentos adequados ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas de tempo integral, potencializando a criação, a inovação e organização de redes de trabalho;
f) consolidar as iniciativas de educação integral no âmbito dos programas governamentais, focadas especialmente na integração entre universidade e escolas públicas de educação básica;
g) estimular a produção de uma base de dados a partir da elaboração de monografias que possibilitem uma avaliação gradual e permanente das ações educativas no âmbito da educação de tempo integral.
O curso está estruturado em torno dos seguintes componentes curriculares:
a) Bases Teóricas e Históricas da Educação de Tempo Integral;
b) Legislação e Políticas de Educação de Tempo Integral;
c) Cidade Educadora no Contexto da Educação de Tempo Integral;
d) Currículos e Métodos na Educação de Tempo Integral;
e) Espaço e Tempo na Escola de Tempo Integral;
f) A Docência na Escola de Tempo Integral;
g) Financiamento da Escola de Tempo Integral;
h) Gestão da Educação de Tempo Integral;
i) Metodologia da Pesquisa;
Logo cedo, os futuros especialistas em educação integral foram recepcionados no salão nobre da prefeitura pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e pelo diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professor Cláudio Silva. Ao longo do dia, visitaram escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIS). “Participei da implantação da educação integral em Apucarana desde o início. Primeiro como vereador e depois como secretário da Fazenda. E passados dez anos, agora como prefeito, posso afirmar com certeza de que além do pacto com a sociedade, o nosso sistema é sucesso devido o pacto estabelecido com os educadores. De nada adianta termos estrutura, se não houver comprometimento dos professores e de todos os profissionais que fazem a educação”, disse João Carlos.
Ele destacou que para que Apucarana chegasse ao patamar de referência nacional, muitas dificuldades tiveram que ser enfrentadas. “Hoje, contudo, todas as escolas possuem estrutura, refeitórios, salas de aula suficientes para o contraturno, quadras poliesportivas cobertas, profissionais capacitados, e a sociedade já assimilou a importância da educação integral. Não há mais como retrosceder. Aqui a Educação é tratada como política pública, ou seja, tem sua sequência garantida independentemente do gestor que esteja no comando”, afirmou o prefeito.
Após a recepção, professor Cláudio Silva promoveu uma palestra sobre o programa em Apucarana, destacando os resultados obtidos pelo município em avaliações do Ministério da Educação (MEC) como a Provinha Brasil e IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Na Educação hoje não pode existir segredos, portas fechadas. Com visitas como estas vamos formando uma grande rede de troca de informações. Ficaremos muito feliz se conseguirem implantar em seus municípios algo que viram por aqui”, assinalou Silva.
Nas atividades de campo, a programação elaborada pela Autarquia Municipal de Educação (AME) levou os visitantes para uma passagem na Escola da Gestante, Escola Municipal Presidente Médici, Centro Municipal Infantil (CMEI) Sonhos de Criança, Escola Municipal Dr. Edson Giacomini, Parque Ecorreligioso da Redenção e, no final do dia, retornaram à prefeitura para um balanço pedagógico da visita.
“Por onde tenho ido tenho escutado dizer que Apucarana é referência na educação integral, por isso sentimos a necessidade de conhecer de perto o que é feito aqui, um modelo que está dando certo. Apucarana é sem dúvidas uma cidade que tem muito a contribuir para todo o Brasil. Foi um dia de conhecimento, partilha. Por todos os locais que passamos pudemos ver equipes muito sintonizadas nos objetivos, em todos ficou bem claro que falam a mesma língua”, assinalou professor Élsio José Corá, da UFFS.
Ele salientou que entre os pós-graduandos estão gestores e professores que já atuam junto ao setor de Educação da prefeituras dos municípios de origem. “A UFFS tem campi nos três estados do Sul, certamente a partir desta visita os alunos vão levar muito conhecimento de Apucarana que possam ser aplicados em suas cidades”, disse Corá.
Durante a visita, a comitiva foi acompanhada pelas professoras Zuliane Volante e Daisy Prates, da AME.
Detalhes
A UFFS é uma instituição de ensino superior pública e popular. Criada pela lei no 12.029, de 15 de setembro de 2009, a UFFS abrange os 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Desde sua criação, a UFFS tem cinco campi – Chapecó (SC) – sede da instituição -, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS).
Com 33 cursos em 42 turmas ingressantes anualmente, a universidade prevê ter 10 mil alunos nos primeiros cinco anos. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva - e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Pós em Educação Integral - Totalmente gratuito, o curso tem por objetivos:
a) complementar a formação de gestores e professores da educação básica aliando conhecimentos teóricos com o cotidiano da realidade social;
b) desencadear iniciativas de diálogo e compartilhamento de experiências regionais, nacionais e internacionais sobre educação de tempo integral;
c) sensibilizar os gestores e professores para promover o reconhecimento da necessidade de integração da escola às diferentes manifestações culturais expressas no cotidiano das comunidades;
d) instrumentalizar os currículos e os métodos de trabalho buscando a adequação das práticas ensino-aprendizagem às concepções de educação de tempo integral;
e) construir metodologias e procedimentos adequados ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas de tempo integral, potencializando a criação, a inovação e organização de redes de trabalho;
f) consolidar as iniciativas de educação integral no âmbito dos programas governamentais, focadas especialmente na integração entre universidade e escolas públicas de educação básica;
g) estimular a produção de uma base de dados a partir da elaboração de monografias que possibilitem uma avaliação gradual e permanente das ações educativas no âmbito da educação de tempo integral.
O curso está estruturado em torno dos seguintes componentes curriculares:
a) Bases Teóricas e Históricas da Educação de Tempo Integral;
b) Legislação e Políticas de Educação de Tempo Integral;
c) Cidade Educadora no Contexto da Educação de Tempo Integral;
d) Currículos e Métodos na Educação de Tempo Integral;
e) Espaço e Tempo na Escola de Tempo Integral;
f) A Docência na Escola de Tempo Integral;
g) Financiamento da Escola de Tempo Integral;
h) Gestão da Educação de Tempo Integral;
i) Metodologia da Pesquisa;
Seminário: Experiências em Educação Integral.
Mais imagens
Fonte: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/10017-uffs+de+chapeco+conhece+a+educacao+integral+de+apucarana/#2
Acesse a mais recente crônica do Prof. Cláudio Silva “Tá faltando tempero, Zé!"! clicando: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/08/ta-faltando-tempero-ze.html.
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