quinta-feira, 9 de junho de 2011

Educação Integral de Apucarana recebe visita de Aratiba

  • Quinta, 09/06/11 •15h28 •Autor: Assessoria de Imprensa

Prefeito destacou que para o sucesso do programa é fundamental que a escola esteja de portas abertas para a família
Uma comitiva de gestores e educadores da cidade de Aratiba (RS) estiveram em Apucarana nesta quinta-feira (09/06) para conhecer o sistema de educação integral, referenciado pelo MEC como modelo para o Brasil, e também projeto na área da Saúde. Logo na chegada, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, os visitantes foram recepcionados pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e pelo diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professor Cláudio Silva. “A Educação tem que ser tratada como uma política pública, tem que ser prioridade número um. Implantar a educação integral não é fácil, mas é possível. Apucarana inovou, foi pioneira e hoje colhe os frutos da sua ousadia”, disse João Carlos.

Ele destacou que para o sucesso do programa é fundamental que a escola esteja de portas abertas para a família, para a sociedade. “Não recuem diante das dificuldades, trabalhem para achar caminhos de superá-las. Tenham decisão política e não liguem para a oposição, que vai querer derrubar o que é bom, mas a partir dos primeiros resultados, toda a população vai adotar a iniciativa e caminhar em parceria”, aconselhou o prefeito.

A primeira visita do grupo foi na Escola da Gestante, um dos primeiros protocolos do Pacto pela Educação, firmado pelo poder público municipal e sociedade em 2001. “A educação tem início ainda na barriga da mamãe. Neste espaço as gestantes e a futura criança recebem toda a atenção e cuidados”, esclareceu João Carlos.

Depois de passar por escolas e centros municipais de educação infantil, a comitiva de Aratiba regressou à prefeitura para um balanço da visita. “Vimos que a educação integral de Apucarana é um trabalho bem conduzido, com comprometimento de quem faz o dia a dia na escolas”, disse Rosângela Matte, secretária da Educação de Aratiba. Segundo ela, a visita atendeu às expectativas do grupo. “Conseguimos colher grandes impressões, que adaptadas à nossa realidade, contribuirão no nosso projeto de amplição da jornada já para o ano que vem”, informou Matte. Com pouco mais de 6 mil habitantes, Aratiba tem quatro escolas municipais, sendo duas na zona urbana e duas na zona rural.

Jornal O Globo envia equipe  de reportagem para conhecer Educação Integral

Desde a quarta-feira (08/06), uma equipe de reportagem da sucursal paulista do Jornal O Globo está em Apucarana para registrar o Programa de Educação Integral. O jornalista Adauri Antunes Barbosa e o repórter fotográfico Marcos Alves, realizam entrevistas com o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professor Cláudio Silva, diretoras e professoras, alunos e pais de alunos.

Eles devem permanecer na cidade até o final desta sexta-feira. O conteúdo jornalístico do que apurarem em Apucarana deverá ser veículado em breve na edição impressa do periódico de circulação nacional e também no site do grupo: www.oglobo.com. Vários momentos foram registrados em vídeos e também serão publicados no portal eletrônico.


Fonte: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/9882-educacao+integral+de+apucarana+recebe+visita+de+aratiba/#1

Nenhum comentário: