sábado, 31 de março de 2012

Brasil deve investir na produção de Recursos Educacionais Abertos


Fórum, realizado no Rio, defende licença aberta para obras com financiamento público

Publicado:
Atualizado:
RIO - A importância de se estimular não apenas a tradução, mas especialmente o desenvolvimento dos chamados Recursos Educacionais Abertos (REAs) — materiais educacionais que deem direito legal aos usuários para usar, copiar e redistribuir gratuitamente — foi um dos pontos destacados em um fórum latino-americano de políticas em REAs, encerrado ontem na Universidade Gama Filho, no Rio, e organizado pela Unesco em parceria com com a Commonwealth of Learning e a Secretaria municipal de Educação do Rio.
Os principais pontos discutidos no evento ajudarão a elaborar a Declaração da Unesco sobre Recursos Educacionais Abertos para encorajar os governos signatários a apoiar o princípio de que os produtos criados com financiamento público devem ter licenças abertas. O documento será apresentado no Congresso Mundial da Unesco sobre REA, entre 20 e 22 de junho, em Paris.

Com a participação de representantes de governos, universidades e sociedade civil de países latino-americanos como Chile, Uruguai e Guatemala, Abel Caine, especialista da Unesco em Sociedades do Conhecimento, destacou a participação brasileira:

— Os representantes latino-americanos, sobretudo os brasileiros, apontaram pontos importantes para incluir na declaração, como encorajar os governos a desenvolver os REAs no maior número de línguas. Até agora eram só em inglês. Não basta traduzir. É preciso respeitar a cultura e a tradição dos países.

Fonte:  http://oglobo.globo.com/educacao/brasil-deve-investir-na-producao-de-recursos-educacionais-abertos-4455236

Acesse  crônicas do  Prof. Cláudio  Silva, sobre  educação, em: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Nenhum comentário: