terça-feira, 27 de março de 2012

Polo Apucarana conquista extensão pela UFPR

  • Terça,27/03/12 •10h13 •Autor: Assessoria de Imprensa
O curso terá a duração de seis meses e será realizado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), através do Polo Presencial de Apucarana
 
A Secretaria Especial de Ensino Superior de Apucarana (SEESA) informa que estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Educação para as Relações Étnico-Raciais”, com certificação de 180 horas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da Coordenadoria de Integração de Políticas e Educação à Distância (CIPEAD). “O curso terá a duração de seis meses e será realizado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), através do Polo Presencial de Apucarana”, informa professor Cláudio Silva, secretário da pasta.

Serviço – Mais informações e inscrições no Polo, localizado na Praça Rui Barbosa, nº.12, em frente ao Banco do Brasil ou pelo telefone 3425-1603.

O curso - O ensino de história e cultura afro-brasileiras foi apontado na LBD e reafirmado, com maior ênfase e detalhe, na lei 10.639/00. A principal dificuldade para o cumprimento da prescrição legal, apontado pela literatura da área, é a falta de formação de professores das diversas disciplinas para trabalhar com esses conteúdos de forma adequada. O curso em questão se justifica por juntar esforços para iniciar um processo de formação continuada sobre história e cultura afro-brasileira para professores das redes públicas estadual (do Paraná) e municipal.

Ainda relativo aos preceitos legais, o curso busca dar condições aos professores de “cumprir o estabelecido na Constituição Federal no seus Art. 5º, I, Art. 210, Art. 206, I, § 1º do Art. 242, Art. 215 e 216, bem como nos Art. 26, 26 A e 79 B na lei 9.394/91 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que asseguram o direito à igualdade de condições de vida e cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito ao “acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros”, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação em 10/03/2004.

O tema que visa o combate às desigualdades raciais no Brasil é de alta relevância social, os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs) em geral e o NEAB-UFPR em particular desempenham papel estratégico neste processo, tanto produzindo conhecimento quanto atuando no ensino-pesquisa-extensão e a proposta é articulada a um dos objetivos básicos do Setor de Educação e do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação desta UFPR, a formação de professores.

Regulamentação da EaD - No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que foi regulamentada pelo Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05 (que revogou o Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, e o Decreto n.º 2.561, de 27 de abril de 1998) com normatização definida na Portaria Ministerial n.º 4.361, de 2004 (que revogou a Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998 ).

Em 3 de abril de 2001, a Resolução n.º 1, do Conselho Nacional de Educação estabeleceu as normas para a pós graduação lato e stricto sensu.

Fonte:  http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/11368-polo+apucarana+conquista+extensao+pela+ufpr/

Acesse  crônicas do  Prof. Cláudio  Silva, sobre  educação, em: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Nenhum comentário: