sexta-feira, 9 de março de 2012

Trote universitário - uma lição de cidadania

Veteranos aplicam trote politicamente correto na UFRJ ( O GLOBO)

Em tempos de bullying, preocupação com os calouros dá o tom das brincadeiras de um curso na Federal

Publicado:
Atualizado:  
 
RIO - Numa época de grande a preocupação com o bullying, alguns veteranos estão bem mais cautelosos ao aplicar o trote na calourada. No curso Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ, por exemplo, o ritual de recepção na universidade, totalmente facultativo, segue a linha do politicamente correto. O estudante que se recusa a participar não é taxado de careta e nem sofre qualquer retaliação. Além disso, os alunos mais antigos fazem um pequeno questionário antes de iniciar a gincana de trotes. Eles perguntam até se o calouro tem intolerância à lactose ou alergia a tinta.
- Ninguém é obrigado. Só brinca quem quer. Eu aceitei e estou adorando. Essa é a melhor forma de conhecer todos e fazer amigos. A gente participou de gincana em que uma das brincadeiras envolve passar creme de chantili no rosto do colega. Mas, antes, os veteranos perguntam se alguém tinha alergia a ovo, tinta, lactose e etc - conta a caloura Barbara Oliveira.

Paralelamente às brincadeiras, os calouros também são encarregados de arrecadar alimentos, brinquedos e livros para serem ofertados a entidades sem fins lucrativos. A nova turma de Defesa e Gestão Estratégica também vai fazer um grande mutirão de doação de sangue, nesta sexta-feira.

- No primeiro dia trouxemos garrafas d´água. No segundo, foi alimento não perecível e, no último dia, vamos doar roupas - explica. - Ano que vem vou ser veterana e pretendo dar continuidade a essa iniciativa. A gente não pode obrigar ninguém a nada. Não é para se algo danoso e sim uma brincadeira - diz.

Coordenadora de projetos da Fundação Educar DPaschoal, que premia iniciativas de trote solidário em todo país, Marina Carvalho tem a mesma opinião.
- O ideal é promover a integração dos estudantes novos sem violência. Eles devem escolher participar ou não . Mas para isso é preciso que aconteça uma mudança na mentalidade das pessoas e das instituições de ensino, que devem estar atentas, ajudando a transformar essa tradição do trote vexatório - explica.

Para garantir que essas ações sejam levadas adiante, a ONG Trote da Cidadania programa cursos de capacitação para os estudantes, que ensinam a mobilizar pessoas para as ações, captar recursos e identificar as necessidades da comunidade. Para concorrer ao prêmio Trote da Cidadania basta acessar o site (www.trotedacidadania.org.br). É importante também relatar como foi o trote e enviar fotos.

Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/veteranos-aplicam-trote-politicamente-correto-na-ufrj-4256669

Acesse  crônicas do  Prof. Cláudio  Silva, sobre  educação, em: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Nenhum comentário: