O Estado de S.Paulo
Registrando em 2011 notas inferiores às obtidas nas
avaliações de 2008 e 2009, o último balanço da educação paulista mostra
que o desempenho dos alunos da rede pública de ensino básico continua
abaixo do que se pode esperar do Estado mais desenvolvido do País. Os
resultados, com base no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar
(Saresp), são preliminares e se referem ao conhecimento de matemática e
língua portuguesa dos 678 mil estudantes da 5.ª e da 9.ª séries do
ensino fundamental e dos 322 mil alunos da 3.ª série do ensino médio.
Em matemática, só 0,3% dos estudantes do 3.º ano do ensino médio
tinha conhecimento considerado avançado - ou seja, sabiam mais do que o
esperado para a série. Apenas 4,2% tinham conhecimento adequado e 58,4%
tinham conhecimento considerado abaixo do básico, pelas autoridades
educacionais. Numa escala de zero a 500, a média da prova de matemática
foi de 269,7 pontos, no Saresp de 2011 - na prova de 2010, ela foi de
269,2 pontos.
Essa nota indica que a maioria dos formados do ensino médio - que
estão na faixa etária entre 17 e 18 anos - não tem o domínio de
conteúdos, competências e habilidades desejáveis para a disciplina. Eles
não sabem resolver nem mesmo questões elementares de álgebra e
geometria. Em português, os alunos da mesma série também não se saíram
bem - a nota média do Saresp de 2011 foi de 265,7 pontos - a mesma
registrada na prova de 2010.
O melhor desempenho no Saresp de 2011 foi registrado no 5.º ano do
ensino fundamental, cujos alunos têm entre 11 e 12 anos. Eles tiveram um
aumento de 4,6 pontos em português e de 4,4 pontos em matemática, com
relação ao Saresp de 2010. As autoridades educacionais enfatizaram esse
progresso. Também chamaram a atenção para uma leve melhora no desempenho
dos alunos da 3.ª e da 7.ª séries do ensino fundamental. E alegaram
que, embora o número de alunos da 3.ª série do ensino médio
despreparados continue sendo muito alto em termos absolutos, em termos
comparativos as provas do Saresp registraram um pequeno avanço, entre o
de 2010 e o de 2011.
"Os dados apontam que estamos no caminho certo, mas precisamos
avançar ainda mais", disse o secretário adjunto de Educação, João
Cardoso Palma Filho. Depois de alegar que o fraco desempenho do ensino
médio decorre do desinteresse dos estudantes e que esse problema vem
sendo registrado em todo o País, e não apenas em São Paulo, ele afirmou
que o governo estadual espera um aumento gradual nas médias de
matemática, uma vez que o bom desempenho dos alunos da 5.ª série do
ensino fundamental, no Saresp de 2011, terá impacto positivo nas provas
dos anos seguintes.
Há especialistas, contudo, que discordam. No conjunto, "o desempenho
dos estudantes (no Saresp de 2011) foi praticamente o mesmo desde 2007.
Isso mostra que a política educacional não avançou como deveria", disse
Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo. Para Wanda Engel, do Instituto Unibanco, a
situação do ensino médio é grave e preocupante. "Não adianta ensinar
conteúdos dessa etapa se o aluno não desenvolveu as competências no
ensino fundamental. É tentar colocar coisas em cima de uma base
inexistente", afirmou.
E especialistas em pedagogia lembram que, apesar de ter aprimorado os
mecanismos de avaliação da rede pública de ensino em São Paulo, o
governo estadual não estaria usando as informações obtidas no
planejamento educacional. Para eles, em vez de desenvolver projetos
pedagógicos, melhorar o material didático, realizar concursos para o
magistério público e investir na manutenção de instalações físicas, o
governo continua recorrendo a professores temporários e gastando
recursos escassos com discutíveis estratégias de estímulo - como a
distribuição de tablets a docentes e de laptops para os alunos com notas
mais altas.
De fato, por mais úteis que sejam, esses instrumentos não produzirão
melhorias significativas num sistema educacional defasado e mal
orientado.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-balanco-do-ensino-paulista-,846475,0.htm
Acesse
crônicas sobre educação do Prof. Cláudio Silva em http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário