quarta-feira, 28 de março de 2012

Recompensa pela solidariedade ( FL)

28/03/2012 -- 00h00

Crianças do Projeto Galera de Deus que ajudaram em campanha puderam escolher o próprio material escolar
Fotos: Gina Mardones
Compras foram realizadas em uma papelaria de Londrina
 
 
Para coordenadores do projeto, atividade reforça a autoestima dos meninos e meninas
 
Os olhos brilhantes e o sorriso no rosto denunciavam o encantamento por poderem concretizar o sonho de escolher e comprar o próprio material escolar. A tarde de ontem foi de muita alegria e satisfação para cerca de 50 crianças, de 6 a 12 anos, participantes do Projeto Galera de Deus: Escola de Valores, que foram até uma papelaria e puderam adquirir, com o dinheiro simbólico, os itens da lista escolar.

O prêmio é uma recompensa pela solidariedade das crianças que ajudaram a recolher, montar e entregar os 300 kits escolares doados a uma escola municipal da Zona Leste, região onde o projeto é desenvolvido. Durante a campanha ''Meus Estudos, Meu Futuro'', realizado pelo 3º ano consecutivo pelo projeto, foram arrecadadas cerca de 30 toneladas em cadernos e apostilas usadas. Tudo foi trocado por materiais escolares novos.

''Foi este trabalho em conjunto das crianças, juntamente com a doação de empresas e centenas de pessoas, que propiciaram alegria dos alunos presenteados e a satisfação dos integrantes do projeto'', ressaltou Marcelo Casanova, que coordena o projeto com Maria Luiza Casanova. ''Isso tudo reforça a autoestima dessas crianças e faz com que elas percebam que, mesmo carentes, também podem ajudar outras crianças que precisam.''

É o caso de Henrique Trindade, 11 anos, integrante do projeto há mais de um ano. ''A felicidade é dupla: por poder montar e entregar os kits para as crianças que não tinham e agora, por podermos escolher o nosso próprio material'', disse. ''Tem gente que me pergunta o porquê de eu participar do projeto. O que eu ganho com isso. O que elas não sabem é que a maior recompensa é ver a felicidade estampada nos rosto das crianças que ajudo.''

''Será que dá para eu comprar essa mochila, tia?'', perguntava Thainara Cristina Rodrigues, 8 anos. Ainda perdida no meio de tantas opções de materiais escolares e com a sacola repleta de itens nas mãos, a menina ainda fazia os cálculos de tudo o que precisava comprar. ''Estou contente por poder comprar o que queria e ainda mais por saber que isso é fruto do nosso empenho e da solidariedade de todos que ajudaram'', enfatizou.

Doação

Amor ao próximo colocado em prática até mesmo na hora de comprar o material escolar. Pequeno demais até mesmo para alcançar a caixa de lápis de cor na prateleira, Vitor dos Santos Silva, 8, mostrou que o coração já é gigante. ''Eu vi que meu irmão queria o estojo do super herói que ele gosta e resolvi doar um pouco do meu dinheirinho pra ele comprar. Não vai me fazer falta e é bom ver ele feliz'', conta o menino, irmão mais novo de Erick, 9.

A próxima atividade do projeto Galera de Deus está agendada para a manhã de sexta-feira, dia 6. De acordo com Casanova, a equipe de voluntários do projeto está organizando a Festa de Páscoa, para as crianças integrantes do projeto e seus familiares. Ele ressaltou que o café da manhã e a entrega de cestas com guloseimas para as crianças tem o objetivo de comemorar a ressurreição de Cristo e o amor de Deus por todos. ''Para a realização da festa, já começamos a arrecadar bombons, barras de chocolate e outras guloseimas.'' Os pontos de coleta estão localizados nos supermercados Canção Nova e Musamar. 
 
Fonte:  http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--4542-20120328

Acesse  crônicas do  Prof. Cláudio  Silva, sobre  educação, em: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Nenhum comentário: